Você sabia que a ejaculação precoce é uma das disfunções sexuais que mais afeta os homens atualmente? No geral, estima-se que 1 em cada 3 homens sofra com esse problema que pode surgir em diferentes momentos da vida.
Se você já ouviu falar em ejaculação precoce, mas não faz ideia do que seja ou como tratar o problema, acompanhe esse artigo. E veja agora o que é, as principais causas e como funciona o tratamento para ejaculação prematura.
Os problemas sexuais quase sempre começam fora da cama.
Ejaculação precoce trata-se de uma disfunção sexual masculina onde o homem ejacula mais rápido que o normal. Ou seja, corresponde ao pouco ou nenhum controle do homem sobre o orgasmo, que ocorre involuntariamente ou antes do desejado.
Dessa forma, o homem com esse tipo de problema tem dificuldade em sentir ou dar prazer à sua parceira(o). O que por sua vez compromete a satisfação de ambos durante a relação sexual.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), um em cada quatro homens no Brasil tem esse distúrbio. O tempo médio de ejaculação masculino considerado normal é de três minutos a partir do momento da penetração.
Basicamente a ejaculação precoce é um problema de origem multifatorial. Ou seja, ele pode ser causado por vários fatores, sejam eles físicos, genéticos ou psicológicos. Por isso, buscar ajuda médica para fazer uma investigação detalhada é fundamental.
A ejaculação precoce é um distúrbio que afeta os homens e está principalmente associado à ansiedade, o tratamento inclui psicoterapia e/ou uso de antidepressivos.
Mas, no geral, entre as possíveis causas que levam o homem a ter ejaculação precoce, estão:
Normalmente, a ejaculação prematura apresenta alguns sintomas que vão além do orgasmo precoce. E conhece-los é essencial para ligar o sinal de alerta e buscar ajuda antes que o problema se agrave.
A ejaculação precoce nem sempre é um sintoma de uma doença. Algumas causas comuns são diferenças individuais e inexperiência sexual.
Entre os principais sintomas que são indicativos de ejaculação precoce no homem, estão:
Fatores psicológicos e biológicos podem estar envolvidos na ejaculação precoce. Embora muitos homens sintam vergonha de falar sobre isso, é um problema comum e curável. Por exemplo, medicamentos, aconselhamento sexual e técnicas que retardam a ejaculação (ou uma mistura de tudo isso) podem ajudar a melhorar o sexo para você e seu parceiro.
Basicamente, não existe uma forma padrão de como curar a ejaculação precoce. Isso porque o tratamento para esse problema se baseia em sua causa. Entre as terapias envolvidas no tratamento de ejaculação prematura, se destacam a psicoterapia e o uso de fármacos.
Saiba que o orgasmo simultâneo é raro. O que importa mesmo é que os parceiros estejam felizes com a relação sexual, cada um do seu jeito e no seu tempo;
Como na grande maioria dos casos, a ejaculação precoce está associada ao emocional, a psicoterapia surge como uma opção de tratamento.
Mesmo que o problema não esteja diretamente relacionado a fatores emocionais, ele pode gerar consequências negativas que a psicoterapia ajuda a tratar. A baixa autoestima, o medo, bem como a insegurança são alguns deles.
Nas sessões de psicoterapia, é possível entender melhor o problema e encontrar meios de contornar a ejaculação prematura. Afinal, uma mente saudável é fator essencial para se ter êxito em qualquer coisa na vida. E nas relações amorosas e sexuais não é diferente.
Além da psicoterapia, o tratamento também pode envolver uso de medicamentos. Antidepressivos, ansiolíticos ou então cremes para reduzir a sensibilidade aos estímulos são algumas opções. Mas, vale destacar que esses fármacos devem ser prescritos por um medico especialista.
É preciso ir além do sexo na vida, no corpo e no espírito para que o próprio sexo seja verdadeiramente uma relação e não apenas uma fábula.
Combinando os tratamentos acima há maiores chances de sucesso no combate a ejaculação precoce. Portanto, caso haja suspeita da existência do problema, não hesite em buscar ajuda. Com o tratamento adequado, qualquer homem com esse problema pode retomar 100% da sua vida sexual.