O queer é uma palavra que, para muitas pessoas pode parecer complexa, mas, de complexidade não tem nada. Queer é uma espécie de categoria, que envolve várias especificidades quando o assunto é a comunidade LGBTQIA +.
É como se fosse uma descrição relacionada às diferentes identidades sexuais. Por exemplo: gays, lésbicas, transgêneros se identificam com essa palavra. Porém, vale ressaltar que cada pessoa possui o direito. De saber se realmente quer ser chamada assim ou não. Isso porque, por muito tempo, a palavra era vista como uma espécie de insulto.
Com relação ao sinal de + na palavra queer, ela pode acabar indicando indivíduos variados, como pansexuais. Mas, é preciso compreender que, a linguagem que envolve o grupo LGBTIQ está sempre em evolução. Isso significa que, de uma hora para outra, muitas mudanças podem acabar ocorrendo.
Outro ponto é que, o termo pode ser relacionado a significações diferentes de acordo com a pessoa. Isso porque, cada uma pode entende o termo de uma forma. Agora, se o intuito for querer saber mais sobre aplicativos sexuais, você pode agora.
No caso da LGBT, por exemplo, inclui lésbicas, assim como gays, bissexuais e transgêneros. A identidade de gênero é justamente essa questão. Como a pessoa se rotula, quer ser chamada. Porque, elas são variadas. Podem ser: homem, não binário, mulher, transgênero.
No que diz respeito à questão histórica do termo queer, antes este era considerado uma espécie de calúnia com relação às pessoas LGBTQIA, mas, isso mudou.
Além dele, tem o questioning gender. Que é para quem não sabe como quer ser chamado ainda. Enquanto intersex, é para quem possui as características biológicas que não tem relação com a forma como desejam ser identificados. Assexuado é para quem não experimenta nível de desejo sexual ou até apresenta, mas, apenas baixo.
É importante enfatizar que o termo queer pode ser interpretado de diversas formas, principalmente pelo fato de que, as pessoas podem não compreender isso e acabar cometendo alguns deslizes.
Assim, quando o utilizarem, estarão cientes de que as coisas variam muito. De pessoa para pessoa e da forma como elas compreendem e aceitam o contexto. Mas, é o grupo de pessoas que, como já citado, não são heterossexuais e nem cisgênero. Pois, para quem não sabe, o termo cisgênero se refere à pessoa que nasceu de determinado sexo e continuou com as características dele. Por exemplo: nasceu homem equando cresceu, continuou tendo características masculinas, se vestindo dessa forma e tudo mais. Ou seja: optou por continuar de acordo com o sexo. Dessa forma, o grupo de pessoas cisgêneras não se encaixa no queer.
Já o queer é justamente não se identificar com o gênero, ou, pelo menos, não só com ele. E sim, querer mais, mudar. Hoje o tabu com relação às opções sexuais já é menor, mas, ainda se faz presente. Porém, é preciso lembrar que… Apenas a pessoa sabe o que ela quer da vida dela,.Por isso, é a única responsável por suas escolhas.