Que a pílula do dia seguinte sempre dá muito o que falar, isso as pessoas já sabem. Mas, uma pergunta que muitas se fazem é: “tomei pílula e não menstruei“. Do tipo: e agora? É natural? Então, chegou a hora de entender um pouco sobre o assunto.
O primeiro ponto é que sim, é considerado normal a menstruação atrasar depois de tomar a pílula do dia seguinte. E a explicação para isso é mais simples do que parece. A pílula acaba contando com doses muito altas de hormônios e isso faz com que o corpo acabe tendo que buscar equilíbrio de alguma forma. Um dos motivos é que o organismo precisa de tempo. Caso tenha ocorrido de se tomar o comprimido próximo ao fim da menstruação, isso é ainda mais fácil de acontecer: o famoso tomei a pílula e não menstruei.
O que costuma ser natural é até uma semana de atraso. Caso passe muito disso, é preciso começar a se atentar a algumas questões. Claro que, cada corpo é um corpo e difere do outro, por isso, não há como generalizar. Mas, preste atenção.
Outro fator que pode fazer com que o atraso ocorra é no sentido de quem já toma anticoncepcional. Isso porque, nesse caso, de quem já toma, ingerir a pílula pode acabar fazendo com que a menstruação sofra uma espécie de bloqueio e não venha. O desequilíbrio hormonal é outro fator que pode trazer o problema do: tomei pílula e não menstruei.
Mas, a verdade é que, caso isso ocorra, o anticoncepcional pode voltar a ser tomado, sem maiores problemas. E, o corpo provavelmente fará com que na próxima pausa, a menstruação ocorra.
Ainda sobre: tomei pílula e não menstruei… Há mais questões a se considerada.
Isso porque, tudo depende muito também de quantos dias o atraso está ocorrendo. Quer ver? O interessante é que, se o atraso for menor do que sete dias, que se aguarde pelo menos uma semana do atraso para que só então, se comece a preocupação. Menos do que isso não é considerado suficiente ainda.
Se o atraso ultrapassar os sete dias, o sugerido é que um exame de gravidez, feito em laboratório, seja realizado. Assim, com certeza você ficará mais tranquila sobre: tomei pílula e não menstruei. Procurar um ginecologista para que um exame mais detalhado seja realizado também pode ser uma boa opção. Mas, a verdade é que, de qualquer forma, caso queira esperar mais um pouco para fazer os exames, não tem problema também. Depende da pessoa e da ansiedade dela.
Leia também sobre sexo oral: mitos e verdades!
Sobre a pílula a questão é que sim, ela faz muito mal para o corpo. Principalmente pelo efeito que ela proporciona. Por isso, só deve ser usada em casos extremos. Por exemplo: em casos de estupro, ela é totalmente recomendada. Com relação a sua eficácia, ela costuma ocorrer de acordo com o tempo em que se toma ela. Se for dentro do esperado, normalmente funciona. Porém, com certeza ela não é uma opção para todas as vezes que você fizer sexo. O melhor é se prevenir com camisinha para não ter o problema com relação à ideia de tomei pílula e não menstruei.